fbpx

No Salão Automóvel que em setembro se realiza na cidade de Frankfurt vai ser apresentado pela Audi um novo concept que demonstra as capacidades dos LEDS Orgânicos, a Matrix OLED.

image_13512_0_1438168494

A pouco mais de um mês da abertura do Salão Automóvel de Frankfurt as novidades para o certame germânico começam a multiplicar-se, e depois de já hoje lhe termos apresentado o Ferrari 488 Spider, agora é altura de dar a conhecer uma das estreias que a Audi prepara. O emblema de Ingolstadt anunciou que vai estrear em Frankfurt, num concept, a sua mais recente evolução nas tecnologias de iluminação, integrando num automóvel a “Matrix OLED”, os LEDS orgânicos.

image_13512_0_1438168507

Na Revista Turbo nº 403, de abril de 2015, demos-lhe já a conhecer o futuro da iluminação da Audi, um mundo novo em que os OLEDS “vão transformar os carros em ecrãs com rodas”. Como indicado nesta edição da sua Revista, uma das principais vantagens deste novo sistema de iluminação está na liberdade muito superior que é conferida aos designers. A razão para isso está na própria composição dos OLEDS, formados por telas de material orgânico com espessura inferior a um milímetro e que podem ser criadas com diversos formatos e tamanhos. Além disso, também é possível criar diversas secções independentes e cada uma delas com um nível de luminosidade diferente. Os padrões de luz têm por base a composição molecular da fonte de luz, que reage ao receber uma carga elétrica.

Além das vantagens no design, a tecnologia dos OLEDS também se destaca pela sua grande eficiência energética e o peso inferior do sistema em comparação aos grupos óticos atuais. É ainda preciso referir que, como indicado acima, os OLEDS “vão transformar os carros em ecrãs com rodas” pois conseguem mesmo projetar informações escritas ou indicações de navegação nas vias de trânsito e vão, futuramente, assumir formas tridimensionais.

(As fotos apresentadas nesta notícia referem-se ao artigo publicado na Revista Turbo nº 403, de abril de 2015, não sendo uma previsão do concept que vai estar em Frankfurt)

fonte: Sapo Turbo/ texto: Nuno Fatela

© 2015 GRUPO AUTOINDIA |Powered by slab studio

SIGA-NOS