Na celebração do 80º aniversário do Ford Design foram recordadas algumas inovações para o mundo automóvel em que o estúdio foi pioneiro. Entre os principais destaques estão o “avô” dos sistemas de navegação, apresentado em 1964, e um “avançado” acesso keyless de 1980.
A Ford está a enfatizar as evoluções alcançadas pelo seu departamento de design ao longo dos últimos 80 anos, recordando algumas das inovações em que a marca foi pioneira na indústria automóvel. Foi em 1935 que o Ford Design foi fundado, e desde então são várias as inovações assinadas por este estúdio. Entre os principais exemplos desse carácter pioneiro está o sistema de posicionamento apresentado com o concept Aurora em 1964, uma tecnologia que utilizava um mapa capaz de se ajustar automaticamente para indicar a localização do veículo. A Ford recordou que este avô dos GPS, que pode ver na foto de abertura do artigo, foi lançada 30 anos antes de chegarem ao mercado os primeiros sistemas de navegação para automóveis. Outro exemplo que merece destaque é o sistema de acesso keyless que pode ver na imagem seguinte, uma inovação que fazia uso de cinco botões na porta do condutor para abrir o veículo ao inserir um código pin, não sendo necessário utilizar a chave para esta tarefa.
A Ford também recordou outras inovações alcançadas, entre as quais o facto de a marca americana ter adquirido em 1989 a terceira impressora 3D que foi fabricada no mundo, indicando que isto permitiu demorar apenas dias para fabricar protótipos de novos componentes, enquanto anteriormente este processo demorava semanas. Mais exemplos oferecidos sobre as inovações apresentadas pelo Ford Design são as capotas retráteis, com a Ford a indicar que em 1954 foi pioneira ao anunciar um teto de abrir que recolhia em apenas 40 segundos, colocando fim à necessidade de sair do carro para efetuar, manualmente, esta modificação, e ainda as bases para copos que em 1984 foram apresentadas com o Taurus.
Descubra neste link a Timeline das inovações do Ford Design, estúdio fundado em 1935
fonte: Sapo Turbo/texto: Nuno Fatela