As baterias sólidas são apontadas como o caminho a seguir na substituição das atuais baterias de iões de lítio utilizadas na indústria automóvel. A BMW também acredita na receita e está já a preparar o futuro…
A BMW tem parceria com a Solid Power, tecnológica sedeada no Colorado (EUA) que trabalha no desenvolvimento de baterias em estado sólido, que irá ceder à marca alemã alguns dos direitos de propriedade intelectual, o que irá permitir à BMW produzir a nova geração de baterias nas suas instalações, na Alemanha.
Para o licenciamento dos processos de design e fabrico das baterias, a BMW deverá pagar à Solid Power cerca de 20 milhões de euros até junho de 2024. Por essa altura, a BMW pretende duplicar, na Alemanha, as linhas de produção piloto atualmente em atividade nos Estados Unidos da América.
Até lá, a Solid Power irá manter em segredo a tecnologia relacionada com o material eletrolítico que está na base das novas baterias sólidas – e apontado com um dos avanços face à tecnologia de iões de lítio, e que estará na base da redução do risco de incêndio.