Com um design dinâmico e equipado com tecnologias provenientes das gamas acima Espace e Talisman, o novo Renault Mégane está maior, mais largo e mais baixo que a gama atual e apresenta-se com uma assinatura luminosa LED distinta, à frente e atrás.
Por dentro, o destaque vai para o ecrã TFT no quadro de instrumentos, o head-up display a cores e o sistema de infotainment R-Link II centralizado num ecrã tátil de 8,7” em posição vertical, onde é também controlado o sistema de áudio Bose com nove altifalantes e subwoofer.
A versão GT estará disponível, garante a Renault, logo no lançamento. Mais desportivo, em tons específicos Azul Iron e com jantes de 18”, o GT conta também com duas saídas de escape cromadas e difusor de competição.
Lá dentro, volante ergonómico, alavanca de velocidades específica, patilhas no volante e vários modos de condução, que incluem o modo “Race”. O Mégane GT vai também estrear no segmento o sistema 4Control, que gere o ângulo de viragem das rodas traseiras para uma condução mais segura e eficaz, permitindo “dinamismo e precisão em estradas sinuosas e estabilidade a alta velocidade”.
Em matéria de motores, várias opções com potências até 205 cv estarão disponíveis para a gama central do novo modelo, com blocos Diesel Energy dCi 90, dCi 110 e dCi 130, e motores a gasolina Energy TCe 130, associados a uma caixa automática EDC de 7 relações.
Já o Mégane GT terá debaixo do capô, nesta fase inicial de lançamento, o motor Energy TCe 205, de205 cv, com caixa automática EDC de dupla embraiagem e 7 velocidades.
Ao longo de 2016 deverá ser lançada uma outra versão do Mégane com motorização diesel Energy dCi 165 e caixa EDC de 6 relações. Mais tarde, no início de 2017, a Renault prevê lançar uma “oferta diesel eletrificada”, denominada “Hybrid Assist”, que permitirá emissões de Co2 de apenas 76 g/Km e consumos “inferiores a 3 l/100 Km”, diz a marca em comunicado.
A data de comercialização da nova gama Mégane está apontada par o início do próximo ano, mas ainda não há preços disponíveis.
fonte: Top Gear/texto: FM