fbpx

Faça um diagnóstico gratuito na Autoindia e aproveite para seguir alguns conselhos de boas práticas a ter antes de fazer uma viagem longa.

 

Faça um check-up geral do veículo

Faça uma visita ao mecânico antes de fazer qualquer percurso longo de carro.

Dessa forma, ele poderá verificar o estado geral do veículo, fazer uma revisão completa, verificar os níveis dos fluídos, a pressão e o desgaste dos pneus, assim como as lâmpadas e os sinais luminosos.

Não é sensato pensar em fazer um trajeto longo com o veículo sem verificar seu estado, caso contrário, você pode ter surpresas desagradáveis em meio à estrada.

 

Evite objetos soltos dentro do carro

Ao percorrer trajetos longos, é normal que haja muita bagagem para acomodar no veículo.

Mas lembre-se de que, em caso de impactos ou de acidentes, os objetos podem se tornar um verdadeiro perigo para os passageiros do veículo.

Acomode suas malas maiores no porta-malas do carro e tome cuidado com os objetos soltos no interior do veículo, que podem vir a causar ferimentos e acidentes em casos de travagens mais bruscas.

Imagine o risco que poderia gerar uma bolinha que possa cair no chão por trás dos pedais do veículo. Ou mesmo um objeto que esteja apoiado no painel do veículo e que, por se deslocar com a movimentação do veículo, pode vir a desviar a atenção do condutor.

 

Organize antecipadamente o seu itinerário

Organize o seu itinerário antes de partir, para evitar o tráfego muito denso, estradas perigosas ou eventuais obras na estrada.

Aplicativos como o Google Maps e o Waze são boas alternativas para identificar os melhores trajetos e verificar se há algum impasse no trânsito.

Alguns dias antes da viagem, não se esqueça de verificar a meteorologia, para ter certeza de que vai dirigir em boas condições de tempo.

Sobretudo, não se sinta pressionado em chegar a uma hora exata, pois podem acontecer muitas coisas na estrada.

Não há nada pior do que conduzir preocupado: o nosso nível de vigilância diminui e o risco de acidentes aumenta.

 

Faça intervalos regulares

A cada duas horas de viagem, no máximo, faça pausas na viagem. Nos intervalos, retire as crianças das cadeiras auto e aproveite para relaxar!

Mesmo que você se sinta capaz de continuar, lembre-se de que o cansaço e o sono são responsáveis por até 50% dos acidentes nas rodovias.

As crianças precisam estimular a circulação das pernas, especialmente bebés que ainda estiver a ser transportados no ovo.

 

Tenha lanches leves e acessíveis

Durante as viagens, mantenha ao alcance lanches leves para comer e beber, em caso de necessidade.

Talvez você pense que isso não é necessário, pois sempre haverá algum lugar onde parar e comprar água e alimento, mas imagine se você tiver algum problema no carro? É melhor, então, ter no carro algo para comer e beber, como garantia.

Durante o verão, não se esqueça de levar muita água e procure manter as crianças bem hidratadas.

Mantenha as crianças entretidas

Para que você possa dirigir com segurança, é necessário ter concentração.

É normal ter preocupação com o bem-estar das crianças durante a viagem. Para que isso não se torne um motivo de distração para você, mantenha-as entretidas.

Leitor de DVDs, jogos, livros de colorir, brinquedos e cantoria são boas alternativas para diverti-las e garantir a sua tranquilidade.

Tenha uma boa viagem.

Autoindia SA

© 2015 GRUPO AUTOINDIA |Powered by slab studio

SIGA-NOS