fbpx

Apoio de mão no lado do condutor faz sentido?

Alguns automóveis têm, outros não. Contudo, com certeza já viu uma alça para apoiar a mão do lado do condutor, correto?

Esta é uma peça que, provavelmente, passa ao lado de quem utiliza o veículo. Muito por culpa da sua utilidade. Ou devemos dizer inutilidade? É que estando um apoio de mão no teto para qualquer ocupante faz sentido, mas no lugar do condutor nem tanto. Se as regras que aprendemos desde cedo – logo na escola de condução – são para termos as duas mãos no volante, qual é o sentido dos fabricantes de automóveis colocarem uma alça para apoiar a mão junto ao assento da pessoa que conduz o veículo?

Gabriele Pritoni, engenheiro italiano da Ferrari, falou ao jornal Marca e revelou por que razão algumas marcas colocam alças tanto para os passageiros, como para o condutor.

“A alça é incorporada porque, dessa forma, o mesmo teto pode ser utilizado para automóveis de mercados diferentes, que podem ter o volante à direita ou à esquerda”, referiu.

Esta explicação ajuda-nos a compreender melhor o porquê de estarem lá as referidas alças. No entanto, Pritori deixa uma adenda.

“A verdade é que, usando o mesmo teto para todos os mercados, poderiam ser colocadas discretas tampas no lugar desse apoio de mão”, acrescenta, afirmando ainda que sempre que esta peça é colocada no lugar do condutor torna-se completamente “inútil”, embora o mesmo não aconteça para os restantes ocupantes.

“A minha avó agarra sempre nesta alça quando a levo no carro”, afirmou ainda o engenheiro da Ferrari.

Fonte: Notícias ao minuto

CategoryNotícias

© 2015 GRUPO AUTOINDIA |Powered by slab studio

SIGA-NOS