A Porsche surpreendeu no Salão de Frankfurt com a estreia mundial do primeiro concept de quatro lugares totalmente elétrico da sua história. Chama-se Mission E.
Dois motores magnéticos permanentemente síncronos (PMSM) idênticos aos utilizados no 919 Hybrid que venceu em Le Mans produzem conjuntamente mais de 600 cv e “catapultam” o Mission E até aos 100 Km/h em apenas 3,5 segundos. Zero aos duzentos: menos de 12 segundos.
Mas a potência não é tudo aqui. Bastam, por exemplo, 15 minutos de carga para obter 80% da energia elétrica que permite estes números e garante uma autonomia para 400 quilómetros. Com uma carga completa, o Mission E tem uma autonomia estimada em 500 quilómetros. Tudo isto é possível, segundo a marca, pela utilização de um sistema de 800 volt, que duplica a voltagem habitual nos veículos elétricos convencionais.
A ajudar à performance está o sistema de tração integral com Porsche Vectoring, que distribui automaticamente o binário por cada uma das quatro rodas direcionais – estas para “maior precisão e comportamento desportivo”, diz a Porsche.
Com apenas 1,30 m de atura, um design “emocional” com todo o DNA Porsche, uma aerodinâmica ativa e um centro de gravidade muito baixo para uma dinâmica de condução desportiva, o Mission E tem uma carroçaria em fibra de carbono e polímero reforçado, com faróis LED de quatro pontos de luz à frente
No perfil, destaque para as jantes de design inovador de 21” e 22”, para a ausência do pilar B e a abertura das portas traseiras no sentido oposto (para trás), para melhor acesso ao habitáculo. Espelhos retrovisores não há; apenas duas câmaras disfarçadas em cada uma das laterais do veículo. Atrás, sobressai a faixa de luz continua e o logotipo Porsche tridimensional.
No interior, muito espaço, design minimalista, bancos desportivos nos quatro lugares individuais e comandos intuitivos controlados de forma gestual e visual. Sensores de observação visual detetam para onde o condutor está a olhar e pré-ativam os menus de cada comando, e um visor holográfico “empilha” as aplicações selecionáveis pelo condutor; este pode então “agarrar” para selecionar” ou “puxar” para controlar. Muito à frente…
É possível também configurar todos os parâmetros do carro a partir de um tablet com a app Porsche Car Connect e existe até uma “chave digital” para abrir o veículo.
Futurista e inovador, o Mission E é um “tributo ao amanhã”, sublinha a marca. Para já, é também apenas um concept, mas muitos deveriam gostar de o ver na estrada num futuro próximo…
fonte: Top Gear/ texto: FM