
Artigo de Jack Rix para a autoexpress.co.uk sobre o o V40 D2 R-Design.
Em primeiro lugar, o V40 R-Design está definitivamente apresentável com um acabamento de aparência cara por dentro e por fora e carroçaria sutilmente aprimorada. Essas mudanças acrescentam alguma atitude e devem atrair os compradores mais jovens, além disso, se você optar pela suspensão esportiva opcional, este também irá lidar com curvas com mais vivacidade. Mas o V40 ainda é o membro mais sensato da cultura de hatchback premium, então, em última análise, o fato do R-Design manter o refinamento, o conforto e a economia de combustível líder da classe do carro padrão é o que atrai os clientes.
Os compradores querem tudo hoje em dia – visual desportivo com custos de funcionamento muito baixos, razão pela qual os kits de estilização de fábrica estão a tornar-se cruciais para maximizar os lucros. O BMW Série 1 é oferecido com acabamento M Sport, o Audi A3 está disponível como linha S e agora a Volvo aplicou seu tratamento R-Design à linha V40 – e espera que 25% dos clientes mordam a isca.
No passado, o problema com níveis de acabamento desportivo como este era que, se quiséssemos as rodas grandes e o kit de carroçaria, tínhamos a suspensão desportiva de série, mas a Volvo evitou este erro. Pode encomendar um chassi desportivo, que usa molas e amortecedores mais firmes e reduz a suspensão em 10 mm, mas é uma opção de cerca 620€
No interior, há bancos desportivos uma parte em couro e outra em camurça com o logótipo R-Design como padrão, que são realmente mais bonitos e mais aderentes do que os bancos de couro do R-Design Lux. Os bancos traseiros também são mais esculpidos, embora ainda haja espaço para três lá atrás, se necessário. Outro logótipo R-Design é aplicado ao volante, enquanto uma faixa de efeito de alumínio desce pela consola central. Com a adição da consola central flutuante e alavanca de mudanças em vidro iluminado, é uma masterclass em design escandinavo de bom gosto.
Cada motor é oferecido como um modelo R-Design, até o 250 bhp T5 de cinco cilindros. O motor que dirigimos é de longe o mais vendido – o 113 bhp 1.6-litro D2, que representa impressionantes 62% do total de vendas do V40. Com economia de combustível de 78,5 mpg e emissões de 94 g/km, é um grande sucesso entre os compradores – por isso, se os kits R-Design têm tudo a ver com levar o design desportivo às massas, este é o modelo que define a marca.
O nosso carro de teste D2 não estava equipado com a suspensão desportiva rebaixada, mas nós fizemos um teste num outro modelo e ficamos impressionados com os resultados. Sente-se um pouco mais perto da estrada e o melhor controlo da carroçaria numa série de curvas estreitas e largas é apreciável. Também não estraga a viagem, embora suspeitamos que seria um pouco diferente com rodas opcionais de 18 polegadas.
O chassi padrão ainda é mais do que capaz, e o D2 orgulha-se deste facto. Chegar à velocidade é um pouco difícil, mas uma vez atingida a velocidade de cruzeiro, a aceleração suave em marcha é adequada. Em comparação com um BMW Série 1, parece que a direcção, a embraiagem, os travões e o acelerador foram envoltos em algodão, afastando-o da experiência, mas os Volvos sempre foram uma escolha mais adulta – forçando-o a conduzir de forma descontraída.
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Fonte: Auto Express