O Smart Urban Vehicle concept é uma proposta citadina 100% elétrica totalmente construída pelo fabricante de caixas de velocidades.
A ZF Friedrichshafen, empresa de componentes que se notabilizou sobretudo pelo fabrico de caixas automáticas, apresentou um protótipo de um automóvel de fabrico próprio. O Smart Urban Vehicle concept é um citadino alimentado por dois motores elétricos, com 54 cv cada, montados junto de cada uma das rodas do eixo traseiro. Esta configuração permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 150 km/h.
O carro da ZF conta ainda com um eixo dianteiro que permite que a direção rode até 75 graus. Esta solução facilita substancialmente as manobras em estacionamento e em curva. O protótipo apresenta também um sistema Smart Parking que permite auxiliar o estacionamento paralelo ou perpendicular automaticamente. Para realizar estas manobras, o modelo surge equipado com doze sensores de ultrassons e dois sensores de infravermelhos, que ajudam a identificar o lugar de estacionamento disponível.
O volante multifunções tem um sistema HOD (de deteção dos movimentos das mãos) e um ecrã OLED, com luz orgânica. Tecnologicamente, o Smart Urban Vehicle vem também equipado com um sistema de assistência PreVision Cloud Assist, que permite carregar a rota do carro para a “cloud”. A ZF diz que esta função é particularmente útil quando o condutor volta a seguir a mesma rota, calculando a velocidade ideal em aproximação em curva com base em dados recolhidos na primeira passagem. Esta ferramenta permite reduzir o binário antes da curva, até ao ponto em que seja necessário aplicar qualquer travagem mecânica. Além de proporcionar uma poupança da bateria e dos travões, além de auxiliar sobretudo em curvas “cegas”.
fonte: Autohoje